Pacto contra o Coronavírus debate estratégias com prefeituras do Cariri
Com o objetivo de debater a situação de combate à pandemia e reforçar o trabalho conjunto para o cadastramento da população e avanço na imunização, o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e parceiros, também realizou reuniões para debater estratégias e ações com as gestões municipais na região do Cariri nesta terça-feira (27/07). Além de Juazeiro, a comitiva esteve em Barbalha e no Crato.
“A nossa bandeira é ajudar a salvar vidas e só iremos efetivamente conseguir salvar vidas se toda a população estiver imunizada em sua plenitude, com a segunda dose ou dose única”, comentou o presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT).
Ele ressaltou os pontos de apoio de cadastramento para a vacinação instalados em Barbalha, Juazeiro e Crato e a necessidade de divulgação da importância do cadastro para o envio de vacinas aos municípios.
O parlamentar afirmou que é necessário continuar alerta e não retroceder nas decisões tomadas, “muitas delas difíceis, mas sempre com a perspectiva de salvar vidas no Ceará”, complementando que a população deve seguir com os cuidados de prevenção para, gradativamente, retomar a vida normal.
Integraram ainda a comitiva do Pacto Contra o Coronavírus no Cariri, os deputados Fernando Santana (PT), Nizo Costa (PSB), Diego Barreto (PTB), Davi de Raimundão (MDB), Anderson Palácio (PPS), Walter Cavalcante (MDB) e Guilherme Landim (PDT).
ESTRATÉGIAS PARA AVANÇAR
Durante reunião com os deputados, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), ressaltou que a parceria, orientação e suporte técnico do Governo do Estado e AL aos municípios têm sido fundamentais para o cenário de melhora nos casos na pandemia.
“A gente pede também que a população faça sua parte, continue seguindo as orientações e a gente suplica ao Governo Federal para que mande, o mais rápido possível, uma maior quantidade de vacina para que a gente consiga vacinar uma maior parte da nossa população”, apontou.
No encontro, que contou com a presença do vice-prefeito Vevé Siqueira (PT), secretários municipais e vereadores, foi debatida também a possibilidade de incluir os agentes comunitários de saúde na busca ativa e cadastramento das pessoas que ainda não estão no sistema, necessário para a vacinação.
No Crato, em reunião que também participaram secretários e vereadores, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) reiterou a relevância da atuação da AL junto ao povo cearense no momento mais difícil, que é o enfrentamento à pandemia. O gestor apontou que muitas pessoas têm dificuldade no cadastramento e a ampliação das ferramentas inclui mais gente e melhora o processo.
A comitiva do Pacto também se reuniu com o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra e sua equipe. O prefeito parabenizou a iniciativa da AL e parceiros para unir esforços, informando que a cidade está com diminuição de óbitos, internações e casos, mas os cuidados, orientações e continuidade de vacinação seguem essenciais. Ele comentou ainda sobre o desafio da diferença de pessoas cadastradas para vacinação, 142 mil, e o número de doses recebidas, 96 mil, o que causa preocupação em gestores e população da cidade.
SOBRE O PACTO
A campanha para fortalecer o cadastro no interior do estado é uma parceria entre Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE).
O Pacto Contra o Coronavírus reúne 18 instituições representativas no Ceará e busca ainda reforçar a importância de continuar tomando as medidas para evitar a Covid-19, como o uso da máscara e a higienização constante das mãos. Ao longo desta semana, estão previstas ainda visitas aos municípios de Camocim, Granja, Iguatu, Quixeramobim e Itapipoca.
Por: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa