Para além da celebração, a governadora reforçou que o momento é de compreender o desempenho e ainda fortalecer mais a política estadual de educação, que tem na parceria com os municípios uma marca registrada. "O horizonte que nós temos é a excelência da escola pública do Ceará em todos os níveis e lugares. Um desafio ao longo prazo, que compromete nossos esforços e competência em cada tempo presente, no aqui e agora. Para avançar sempre, temos como parcerias [com instituições e gestões municipais], que são nossa força de articulação e colaboração. Sem educação bem firmada e escola de qualidade, a chance dessa transformação progressiva é bem menor. Por isso, nos engajamos para cumprir bem a etapa de formação de crianças e jovens, para um Ceará melhor", afirmou a governadora Izolda Cela, destacando o investimento para universalizar o ensino de tempo integral na rede estadual.
Eliana Estrela também enfatizou que os avanços resultam de um trabalho coletivo, que agora pauta a recomposição das aprendizagens prejudicadas pela pandemia da covid-19. "Nosso compromisso, mais uma vez firmado neste seminário, é que as crianças e os jovens estejam na escola, aprendendo na idade certa. Esse resultado passa por todos os gestores, profissionais da educação e famílias. Nós avançamos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, mas ainda não estamos confortáveis. Estamos agindo para recompor como aprendizagens perdidas na pandemia, com muito trabalho e educação, porque a escola é um lugar de sonhos e construção", pontuou.
Também estão presentes na abertura do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Aurélia; a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana; o secretário-geral da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior, representando o presidente Júnior Castro; e demais autoridades.
Resultados no Ideb
|