Português (Brasil)

Segundo encontro do “Esquenta Enem” reúne 500 alunos em aulão final para o Exame

Segundo encontro do “Esquenta Enem” reúne 500 alunos em aulão final para o Exame

Data de Publicação: 4 de novembro de 2023 08:25:00

Compartilhe este conteúdo:

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nessa sexta-feira (3), o segundo encontro da ação “Esquenta Enem”, com o objetivo de proporcionar motivação extra aos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 5 e 12. Ao todo, 500 estudantes participaram do evento, realizado no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), em Fortaleza. Os secretários executivos de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, e do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, estiveram presentes na ocasião.

A programação incluiu um aulão motivacional e de redação, além de dinâmicas de entretenimento, como prática esportiva e estação de games. O encontro anterior do “Esquenta”, que teve proposta semelhante, ocorreu na sexta-feira passada (27 de outubro).

O “Esquenta” é mais uma ação do Enem Chego Junto, Chego Bem, projeto do Governo do Ceará que visa complementar o trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas anualmente, no intuito de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame.

Concentração

Sara Maria Ferreira, estudante da Escola de Ensino Médio (EEM) Doutor Gentil Barreira, diz sonhar em ingressar no curso de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Hoje foi um dia maravilhoso pra gente relaxar. Todos sabem que os alunos ficam tensos nessa reta final para o Enem. Estou aqui com minhas amigas, e juntas curtimos esse aulão motivacional, que foi fundamental pra equilibrar a nossa mente, dar uma respirada. Todos temos medo, mas nos preparamos ao longo de 3 anos e vamos conseguir aplicar aquilo que aprendemos nas provas”, explica.

Beatriz Rodrigues, Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, valoriza a oportunidade do Esquenta. “A descontração que tivemos ajudou a dar uma renovada nas ideias e a relembrar os conteúdos. Pelo apoio que a escola e a Seduc nos deram, apesar da ansiedade, estou me sentindo confiante de que vai dar tudo certo. Todos nós temos potencial pra passar naquilo que quisermos na universidade”, destaca.

Helder Nogueira ressalta que a Seduc empenhou-se em promover todo o apoio logístico necessário aos candidatos da rede pública estadual, fornecendo transporte, canetas, água mineral e lanche. “Nossos mais de 95 mil alunos, somando a 3ª série do Ensino Médio e a EJA, estão mobilizados para os dois dias de prova do Enem. Tivemos uma programação intensa de aulões nas escolas estaduais ao longo da semana, com o objetivo de trabalhar não apenas a parte cognitiva, mas também as competências socioemocionais dos jovens. Buscamos motivá-los com estratégias como ‘aulas da saudade’, cartinhas dos pais e depoimentos de professores.

O secretário executivo também trouxe orientações para a reta final. “Ressaltamos a importância de planejar a rota para chegar ao local de prova e evitar engarrafamentos, dormir cedo no dia anterior e acordar cedo no dia da avaliação, procurar alimentar-se de forma leve, além de levar lanche. Importante manter a tranquilidade, pois houve um ciclo de preparação, e nós temos muita confiança nos alunos”, aponta.

O projeto

O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: obtenção da documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.

A primeira, consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG). A segunda, diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.

A etapa de motivação promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário. Durante a etapa da preparação, o projeto busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.

Na etapa #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches. Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para inscreverem-se nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.

Por: Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Carlos Gorila - Seduc - Fotos

Compartilhe este conteúdo: