Português (Brasil)

Solenidade festiva marca inauguração da nova sede do MPCE em Juazeiro do Norte

Solenidade festiva marca inauguração da nova sede do MPCE em Juazeiro do Norte

Data de Publicação: 20 de novembro de 2023 21:48:00

Compartilhe este conteúdo:

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em Juazeiro do Norte agora funciona em um novo espaço. A nova sede das Promotorias de Justiça da cidade foi inaugurada nessa sexta-feira (17/11) em solenidade conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. A cerimônia contou com a presença de membros, servidores, estagiários e colaboradores do MP cearense, além de autoridades municipais e estaduais. Na ocasião, a promotora de Justiça Maria Evânia Cavalcante de Brito Pinheiro e o procurador de Justiça Francisco Gilson Santos Paiva foram homenageados, respectivamente, com os nomes da nova sede e do auditório do prédio.

Além do PGJ, compuseram a mesa de abertura da solenidade o procurador-geral do Município de Juazeiro do Norte, Walberton Gomes; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Antônio Vieira Neto; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, André Luiz Costa; a vice-ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Isabel Pôrto; o presidente da OAB Ceará, subsecção de Juazeiro do Norte, Fracisvaldo Pereira; o secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte, promotor de Justiça André Barroso; e o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Herbet Gonçalves.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou os avanços pelos quais o MPCE passou em termos de infraestrutura física e tecnológica nos últimos quatro anos, mesmo com os desafios impostos pela pandemia. Para o PGJ, entregar novas sedes na capital e no interior do Estado é motivo de muita alegria. “Visitar esses novos espaços é como realizar um sonho. Ver os promotores de Justiça olharem as plaquinhas de suas salas e dizerem ‘aquela sala agora é minha. Pertence ao meu servidor, pertence ao meu estagiário’, isso é de um valor extraordinário”, frisou o PGJ.

O secretário-executivo das PJs de Juazeiro do Norte, promotor de Justiça André Barroso, agradeceu os esforços da Administração Superior para entregar a nova sede. Para o membro do MPCE, o prédio também reforça a importância de Juazeiro do Norte no âmbito estadual. “Esta nova sede é mais que um prédio. É uma ferramenta de garantia de direitos a tantas pessoas que precisam do Ministério Público. Ao aproximar ainda mais o MP da sociedade, esta obra dá um importante contributo para uma maior legitimação de nossas ações”, salientou o promotor de Justiça.

O presidente da ACMP, promotor de Justiça Herbet Gonçalves, ressaltou a felicidade de poder participar da solenidade de inauguração da nova sede do MP de Juazeiro do Norte, sua cidade natal. Herbet Gonçalves ainda parabenizou o PGJ Manuel Pinheiro pelo trabalho dos últimos quatro anos. “Tenho certeza de que todos os cidadãos que aqui procurarem o MP serão muito bem recebidos e atendidos por cada membro e servidor da nossa instituição”, disse o presidente da ACMP.

Homenagens

A nova sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte leva o nome da promotora de Justiça Maria Evânia Cavalcante de Brito Pinheiro, que atuou na cidade de 1984 a 1992. Ela ingressou no órgão ministerial em 1981, quando assumiu a titularidade na comarca de Caririaçu.

Além de Caririaçu e de Juazeiro do Norte, Maria Evânia passou pelas cidades de Aquiraz e Várzea Alegre até ser promovida para Fortaleza. Na capital, foi titular da 14ª PJ Cível e da 4ª PJ do Decon, além de ter sido secretária-executiva do órgão consumerista de 2002 a 2004. Faleceu em dezembro de 2010.

O filho da promotora de Justiça, Jorge Luiz Pinheiro, participou da solenidade e agradeceu a homenagem prestada pelo MPCE. “Esse momento reconhece a mulher virtuosa, brilhante e dedicada ao Ministério Público que minha mãe era. Então é uma grande honra ter um prédio imortalizado com o nome dela aqui em Juazeiro do Norte”, acrescentou.

Já o auditório homenageia a memória do procurador de Justiça Francisco Gilson Santos Paiva, que ingressou no MPCE em 1972 ao assumir a Promotoria de Justiça da comarca de Jardim. No interior, Francisco Gilson ainda passou pelas cidades de Alto Santo, Morada Nova, Tianguá, Crateús e Juazeiro do Norte (onde atuou por dois anos – de 1980 a 1982), até ser promovido, em 1990, para o cargo de Procurador de Justiça. Faleceu em janeiro de 2016.

A nova sede

O prédio possui 1.620 m² de área construída e conta com 19 gabinetes para Promotorias de Justiça, uma sala da Secretaria Executiva, uma sede do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), um auditório para 100 pessoas, além de espaços para audiências e reuniões, garagem com 40 vagas privativas, copa e cozinha.

A nova sede fica na rua Oliveira Alves Fontes, nº 145, bairro Lagoa Seca, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A população ainda pode entrar em contato com as Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte através do e-mail secexecutiva.juazeirodonorte@mpce.mp.br e do telefone (88) 3571-5886, que também é WhatsApp.

Compartilhe este conteúdo: