Padre Cícero: Unidos de Padre Miguel vence a Série Ouro do carnaval carioca
Data de Publicação: 15 de fevereiro de 2024 11:59:00
![]() |
A Unidos de Padre Miguel foi a campeã da Série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro e conquistou o direito de se juntar à elite das escolas de samba em 2025, o Grupo Especial. O resultado foi conhecido agora há pouco, depois da apuração na Cidade do Samba, na região portuária da cidade.
O desfile da escola da zona oeste do Rio foi considerado praticamente perfeito pelos jurados. Apenas uma nota 9,9 no quesito enredo. Todas as demais foram 10. Mas como todas têm direito a descartar a menor nota em cada quesito, a agremiação recebeu a pontuação máxima possível: 270.
Dois décimos atrás, veio a Império Serrano, que terminou na segunda colocação. Na sequência, vieram Estácio, União de Maricá e São Clemente. Com as menores pontuações da apuração, Império da Tijuca (268,1) e Sereno (267,9) foram rebaixadas e vão desfilar na Série Prata no ano que vem.
Ao todo, 16 escolas se apresentaram na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro, organizada pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro (Liga RJ). Horas antes da apuração o quesito harmonia foi sorteado como critério de desempate. Além dele, foram julgados: fantasias, enredo, samba-enredo, evolução, comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços.
Quinta escola a se apresentar no segundo dia de desfiles, no sábado (10), a Unidos de Padre Miguel trouxe para a avenida enredo com título: “O redentor do sertão”, liderado pelos carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira. Em destaque, Padre Cícero, um dos mais importantes sacerdotes católicos do Brasil.
A história do “Pade Ciço” foi contada a partir do imaginário do povo nordestino, explorando as questões místicas em torno dele. Ao falar do nascimento do sacerdote, lembrou, por exemplo, como muitos o consideraram uma representação do próprio Deus cristão. O samba também destacou como o milagreiro foi sensível às dificuldades do sertanejo, entre outras questões, como a seca e a fome.
Por: Rafael Cardoso/Agência Brasil

Contagem regressiva: Faltam dez dias para o maior encontro de música do Norte e Nordeste
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Contagem regressiva: Faltam dez dias para o maior encontro de música do Norte e Nordeste Saiba Mais +
2ª edição do Festival Sabores de Juazeiro da Bahia contará com 63 empresas
Clique aqui e confira mais detalhes sobre 2ª edição do Festival Sabores de Juazeiro da Bahia contará com 63 empresas Saiba Mais +
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri exibe o filme “Z” no Cine Café deste sábado
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri exibe o filme “Z” no Cine Café deste sábado Saiba Mais +
Conheça os setores do Festival Expocrato
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Conheça os setores do Festival Expocrato Saiba Mais +
Complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque é inaugurado com tecnologia de ponta
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque é inaugurado com tecnologia de ponta Saiba Mais +
Artesanato caririense ganha novo espaço de comercialização com loja da CeArt
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Artesanato caririense ganha novo espaço de comercialização com loja da CeArt Saiba Mais +
Mais um super empreendimento gastronômico é lançado no município de Juazeiro do Norte
Empreendimento gera mais de 150 empregos diretos e indiretos e funcionará 24h por dia, sete dias por semana Saiba Mais +
Ceará chega a 221 Areninhas entregues com equipamentos em Acarape, Irauçuba, Ibaretama e Ararendá
Nessa segunda-feira (9), mais quatro municípios foram contemplados com campos de jogo society Saiba Mais +