Português (Brasil)

Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançam Programa Kariri Criativo

Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançam Programa Kariri Criativo

Data de Publicação: 6 de junho de 2024 18:40:00

Compartilhe este conteúdo:

A iniciativa propõe fortalecer os pilares da educação para competências criativas e o desenvolvimento de territórios criativos em municípios do Cariri cearense

O Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançaram, na noite de terça-feira (4), o Kariri Criativo. O Programa, um projeto piloto a ser realizado no Ceará, assume o desafio da formulação, implementação e monitoramento de uma política de Estado para a Economia Criativa, reconhecendo o lugar estratégico das expressões e dos produtos culturais da região para a construção de uma nova agenda de desenvolvimento.

O lançamento aconteceu em Crato, durante evento realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Na ocasião, também foi assinada a Instrução Normativa que amplia o alcance da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora, a Lei Rouanet permite o apoio a programas de alcance territorial. Esta medida viabiliza a execução do Programa.

“Quero agradecer ao Henilton Menezes e a Cláudia Leitão, que aceitaram a pensar esse programa, em como poderíamos fazer para desenvolver um programa que pudesse fomentar a economia e os setores criativos do nosso Brasil. E escolhemos, junto com o MinC e com o Banco do Nordeste, começar aqui pelo Cariri, exatamente por reconhecer a efervescência do local. Começamos por aqui, mas a ideia é que possamos espalhar por todo o Ceará.”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

 

Ainda de acordo com a Titular da Secult Ceará é preciso desenvolver a estratégia: “Precisamos saber o que estamos fazendo, onde vamos investir, avaliar e monitorar. Precisamos profissionalizar a política pública de cultura e a gestão cultural, para que de fato a Cultura possa transformar a realidade dos nossos territórios”, disse.

Lei Rouanet

Com a Instrução Normativa assinada em solo cearense, a Lei Rouanet amplia sua cobertura a programas de alcance territorial. “Passamos a remodelar esse mecanismo da Lei Rouanet, pensando que ele poderia deixar de ter uma lógica que só financiava produtos e serviços culturais — festivais, discos, livros, restauro de patrimônios históricos — e passasse a também enxergar o território como lugar de desenvolvimento local e sustentável a partir da cultura brasileira”, explica secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes.

“Em 30 anos, a Lei Rouanet já transformou a vida de muitas pessoas. Então, é muito bom saber que podemos renovar e transformar dessa maneira que nós estamos transformando aqui agora.”, complementa a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Ainda de acordo com a ministra: “Nós estamos dando mais um passo para melhorar, fortalecer e fazer o acontecimento cultural do País ser do tamanho e da qualidade que o Brasil é, com a qualidade que a cultura brasileira e os artistas brasileiros merecem”, disse na ocasião.

Kariri Criativo

O Kariri Criativo está dividido em dois eixos estratégicos. O eixo 1, “educação para competências criativas”, prevê, entre as metas, a entrega do observatório (Cariri de Economia Criativa). Trata-se de um hub com instituições e pesquisadores de áreas diversas, voltado à produção de conhecimento no campo da Economia Criativa. Subsidiando, assim, a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas para o Cariri.

Além disso, também estão previstos cursos livres, cursos técnicos e tecnológico. Os cursos livres visam a construção do projeto político-pedagógico de uma Escola Livre de Economia Criativa, que possa oferecer cursos, nos formatos físico e digital, para o Cariri e as demais regiões do Ceará.

Os cursos técnicos, por sua vez, visam a elaboração de matriz curricular e suas ementas, além dos procedimentos didático-pedagógicos de três Cursos Técnicos de Nível Médio, em três setores da Economia Criativa, para serem ofertados nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral.

O curso tecnológico, é a estruturação de um Projeto Político Pedagógico do Primeiro Curso de Graduação Tecnológica em Economia Criativa a ser ofertado no Brasil, com o reconhecimento dos conteúdos e dos componentes curriculares, com ênfase no empreendedorismo, na experimentação, na prototipagem e na inovação.

Já o segundo eixo do programa, Territórios da Cultura, prevê o reconhecimento e organização do Ecossistema Criativo do Cariri; a construção e pactuação de uma Carteira de Projetos Estratégicos para o fortalecimento da Economia Criativa do Cariri; e o desenvolvimento e implementação da plataforma (web) do Programa Kariri Criativo.

 

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Exibindo de 1 a 10 resultados (total: 67)