Português (Brasil)

Destaque no Brasil, Ceará é um dos únicos quatro estados do país a possuir Forenscope 8k

Destaque no Brasil, Ceará é um dos únicos quatro estados do país a possuir Forenscope 8k

Data de Publicação: 5 de fevereiro de 2025 15:40:00

Compartilhe este conteúdo:

Equipamento captura impressões digitais com mais precisão e detecta vestígios invisíveis a olho nu

O Ceará é um dos únicos quatro estados do país a possuir o equipamento “8k Latent Fingerprint Detection Tablet” , da empresa Forenscope. A tecnologia é utilizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e possui capacidade de visualizar impressões digitais no local do crime, sem necessidade de aplicar quaisquer técnicas de revelação prévia, agilizando processos de investigação.

O equipamento possui uma tecnologia que substitui a aplicação de pó para papiloscopia diretamente em objetos e superfícies onde há presença de vestígios papiloscópicos e detecta, não apenas impressões digitais, mas outros tipos de vestígios, que não são visíveis a olho nu.

Além disso, o “Forenscope 8k” permite escanear superfícies em locais de crime a até 3 metros de distância. Esse recurso possibilita que os operadores detectem impressões digitais em qualquer superfície, à distância, e façam a varredura dos ambientes de forma mais eficiente. Ele incorpora um tablet, uma câmera de alta resolução, uma fonte de luz forense multiespectral e filtros de variadas frequências e comprimentos de onda.

“A Pefoce dispõe, hoje, de uma tecnologia que é usada apenas por quatro estados no Brasil. O ‘Forenscope 8k’ é composto por um tablet acoplado a uma fonte de luzes forenses, a filtros de frequência e a uma câmera de alta resolução, permitindo visualizar e registrar impressões papilares latentes (invisíveis a olho nu) em locais de crime, o que não é possível com os equipamentos comuns utilizados na maioria das perícias do país”, destaca Júlio Torres, perito-geral da Pefoce.

A Perícia Forense do Ceará possui duas unidades do “Forenscope 8k”, sendo que uma fica no Núcleo de Perícia Externa (Nupex), e a outra no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ambas são utilizadas pelos peritos e auxiliares de perícia que atendem ocorrências em local de crime.

Recentemente, este equipamento foi primordial para a identificação de impressões digitais de criminosos e suspeitos envolvidos em diversos crimes ocorridos no Estado, como foi o caso do assassinato de um policial penal, ocorrido no dia 28 de janeiro deste ano, no Centro de Fortaleza. O equipamento foi utilizado e ajudou nas investigações desse crime de repercussão, garantindo assim o compromisso da Perícia Forense do Estado do Ceará com celeridade e eficiência no combate à criminalidade e impactando diretamente na resolução de crimes e na aplicação correta da justiça.

Estação Digital de Análise de Vestígios

Além do “Forenscope 8k”, outra tecnologia utilizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará é uma Estação Digital de Análise de Vestígios, que permite ampliar os vestígios papiloscópicos em mais de 50 vezes, possui filtros de imagem que permitem melhorar a visualização e uma plataforma de exame móvel, para que seja possível movimentar o vestígio sem tocá-lo. Ela também permite definir áreas de interesse no vestígio examinado, capturar a imagem do vestígio e enviá-la ao computador.

Crime-lite 82s PRO

A Perícia Forense do Estado do Ceará também faz uso do Crime-lite 82s PRO, equipamento que atua na detecção de sangue, fluidos corporais, drogas e fibras, além de examinar impressões digitais tratadas quimicamente.

Trata-se de um poderoso equipamento portátil, com formato similar a uma lanterna, que de forma versátil combina diversas fontes de luzes e óculos de visualização, funcionando como verdadeiros filtros de frequência capazes de revelar vestígios em locais de crimes e em laboratórios, melhorando a visibilidade e a fotografia de evidências que poderiam não ser visualizadas ou confundidas durante o exame de local de crime.

Dentre os diversos vestígios que podem ser visualizados, podemos citar a revelação de fluidos corporais que podem parecer invisíveis a olhos nu, mas que com o Crime-lite 82s PRO podem ser facilmente visualizados vários tipos de vestimentas, como em roupas íntimas, por exemplo.

Com Informações/ Ascom SSPDS

Compartilhe este conteúdo: