A Estação de Tratamento no bairro Pantanal foi entregue pela Ambiental Crato.
Foi inaugurada nessa segunda (29) a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Pantanal após passar por um processo total de revitalização. A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.
O esgoto a céu aberto vai sumir e o mau cheiro causado por ele também. É mais saúde, qualidade de vida e dignidade para a população que mora no bairro.
O mau cheiro que vem do Riacho da Matinha, ali dentro da Expocrato, vai acabar. Quem for para a exposição vai ver apenas a água correndo. O esgoto lançado de forma irregular no riacho será retirado e tratado na Estação Pantanal. Um ponto ressaltado pela diretora Carolina Serafim é a ligação das redes de esgoto das barracas durante o período da exposição que será lançado no esgoto de forma regular para evitar extravasamento durante a festa.
Em menos de seis meses, já foi possível alcançar um número significativo na coleta e tratamento de esgoto no Crato. Passando de 3% para 23%. Um ponto levando pela Ambiental Crato é a participação da população uma grande aliada ao fazer a ligação correta à rede de esgoto que passa a ser coletado e tratado trazendo mais saúde e dignidade para as pessoas. Em harmonia, gerando a sustentabilidade ambiental que transforma vidas.
Com a inauguração da ETE Pantanal, o Crato passa a ter a 5 Estações de Tratamento em operação com capacidade de tratar 130 milhões de litros de esgoto todo o mês
A principal entrega da Ambiental Crato na estação é a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), uma moderna tecnologia que vai proporcionar maior eficiência no tratamento, garantindo mais qualidade na água devolvida para a natureza.
Por: Redação Gazeta de Notícias