Atividades educativas marcam semana que celebra Dia Nacional de Combate à Hipertensão
Data de Publicação: 25 de abril de 2024 10:05:00
Nesta sexta-feira (26), celebra-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para marcar a data, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realiza de 24 a 26 de abril atividades educativas sobre essa condição. As ações são voltadas para pacientes em atendimento na unidade e seus acompanhantes.
A hipertensão é uma doença crônica caracterizada por níveis altos de pressão sanguínea nas artérias. Somente em Fortaleza, 24,8% da população adulta apresenta diagnóstico médico de hipertensão arterial, segundo dados da Pesquisa Vigitel 2023, realizada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, um em cada quatro moradores de Fortaleza tem diagnóstico de pressão alta.
As ações no CIDH envolvem profissionais da Cardiologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, além de estudantes universitários. O objetivo é sensibilizar pacientes e acompanhantes sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença, que envolve não só o uso regular de medicamentos, mas principalmente a mudança do estilo de vida, com adesão à alimentação saudável e à prática de exercícios físicos.
“Esse é o ponto mais desafiador do tratamento das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, porque envolve uma parceria entre o profissional e o indivíduo, de tentar ajustes na sua rotina para mudar um estilo de vida que pode não estar no caminho saudável”, detalha Deysen Girão, enfermeira do CIDH especialista em Enfermagem Cardiovascular.
Serão trabalhados temas como exercícios para a promoção da saúde cardiovascular, o impacto de alimentos com alta concentração de sal e dicas para fazer a automedição da pressão arterial em casa, ou seja, quando a própria pessoa com pressão alta usa o aparelho para acompanhar seus índices, medida fundamental no tratamento da doença.