Combate à desinformação deve focar público jovem
Data de Publicação: 17 de setembro de 2023 12:04:00
![]() |
O combate à desinformação, em especial os conteúdos difundidos por meio de fake news, deve ter como foco sobretudo crianças e adolescentes. Nesse sentido, é fundamental a participação de instituições de ensino inclusive por meio de veículos públicos de mídia, como emissoras de rádio e TVs educativas, públicas e universitárias.
O assunto foi debatido nesta quinta-feira (14) por representantes da academia e da sociedade civil no primeiro dia do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Representando entidades da sociedade civil signatárias do Programa de Enfrentamento à Desinformação, a diretora executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, citou uma pesquisa global divulgada recentemente pela Open Society Foundation, segundo a qual 86% da população mundial dizem preferir viver em um Estado democrático. Ela, no entanto, alerta que “esse índice despenca em se tratando dos mais jovens”.
“Os mais jovens são os que mais deixam de valorizar os processos democráticos. Pessoas ao redor do mundo ainda querem acreditar na democracia. No entanto, a cada nova geração essa fé diminui, enquanto aumentam as dúvidas sobre a capacidade de [a democracia] trazer melhorias concretas à vida das pessoas”, disse a diretora.
Ainda segundo a representante do Instituto Palavra Aberta, muitos jovens do ensino médio não têm conhecimento sobre os processos democráticos, nem sobre a “importância da participação ou da possibilidade de participar, como protagonistas, para melhorar o seu entorno e a sua situação a partir de processos democráticos”.
“Esses resultados mostram com clareza que estamos desafiados a uma tarefa urgente, porque a desinformação tem envenenado o discurso político e porque temos visto o quanto ela afeta a confiança nas instituições e mina o processo democrático”, acrescentou ao defender investimentos maciços na educação cidadã de crianças e jovens, dando a eles oportunidade de participação na construção de soluções para os inúmeros problemas.
Educação midiática
Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura disse que, para cumprir o papel de melhor formar jovens e as próximas gerações, universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica precisam usar de meios que vão além da sala de aula, abrangendo também a educação midiática.
“Sem educação, não conseguiremos avançar no combate à desinformação e na defesa da democracia”, disse Márcia, ao lamentar que, em período recente, universidades federais, educadores e ciência tenham sido alvo de fortes ataques “daqueles que querem minar a democracia”.
Segundo ela, a desinformação ataca não apenas a democracia, mas “pilares fundamentais da sociedade”. “Não podemos esquecer do que aconteceu durante o auge da pandemia de covid-19 no Brasil. Quantas mortes poderiam ter sido evitadas, se tivéssemos ganhado a luta contra a desinformação?”, questionou ao classificar como “mal do século” a desinformação.
Márcia Abrahão defendeu a ampliação de algumas parcerias que vão além de projetos acadêmicos, chegando, também, nas TVs e rádios universitárias, que, de acordo com ela, são fundamentais para alcançar mais pessoas em diferentes partes do Brasil.
“Estamos no movimento de ampliação das TVs e rádios universitárias com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e com a EBC [Empresa Brasil de Comunicação]. Para isso, é importante a parceria de todos, o que inclui o Canal Educação tão almejado por todos nós – um canal do Ministério da Educação. Nossas universidades precisam participar ativamente, tendo mais espaço também no Canal Educação”, disse a presidente da Andifes.
“Não poderia deixar de falar da necessidade de ampliarmos cursos, programas e projetos na área da informação. Aliás, não podemos ficar falando de desinformação. Temos que falar em informação. Precisamos informar melhor a nossa sociedade”, concluiu.
Seminário
O seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia é promovido pelo STF em parceria com universidades públicas. O evento, organizado no âmbito do Programa de Combate à Desinformação, continua amanhã (15), reunindo ministros, academia e representantes da sociedade civil.
Organizado com a participação também da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), o encontro terá sete painéis que abordarão temas como regulação das plataformas digitais, a educação midiática e o papel das agências de checagem na defesa da democracia.

O legado do Papa Francisco para a Igreja Católica e o mundo
Clique aqui e confira mais detalhes sobre O legado do Papa Francisco para a Igreja Católica e o mundo Saiba Mais +
Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe Saiba Mais +
Trump ameaça China com tarifas adicionais de 50% após Pequim retaliar
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Trump ameaça China com tarifas adicionais de 50% após Pequim retaliar Saiba Mais +
Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos Saiba Mais +
Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro Saiba Mais +
Governo trabalhará em medidas para baratear principais alimentos da mesa dos brasileiros e sem queda artificial dos preços, diz Rui Costa
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Governo trabalhará em medidas para baratear principais alimentos da mesa dos brasileiros e sem queda artificial dos preços, diz Rui Costa Saiba Mais +
Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil Saiba Mais +
HABITAÇÃO: Mais de 4 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em 12 estados
Clique aqui e confira mais detalhes sobre HABITAÇÃO: Mais de 4 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em 12 estados Saiba Mais +
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro, de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8/1/2023.
Clique aqui e confira mais detalhes sobre O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro, de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8/1/2023. Saiba Mais +