Português Italian English Spanish

Como criar uma relação de confiança com o medico na Telemedicina

Como criar uma relação de confiança com o medico na Telemedicina


Com o distanciamento social provocado pela Pandemia a telemedicina aumentou drasticamente, o que levou a diversos questionamentos sobre a relação de confiança entre medico e paciente.

Segundo Buarque de Holanda a maior herança que o povo brasileiro vai deixar para civilização e as caracteristicas do homem cordial, isto é, a proximidade fisica com cordialidade com interesse de obter alguma vantagem.

Isso se aplica a todas as relações, inclusive com o medico, seja pedindo um remedio gratuito, seja uma cura milagrosa, seja esticando o tempo determinado da consulta, seja ludibriando o medico com falsos sintomas para obter atestados.

A relação virtual motivou a troca da linguagem verbal do homem cordial para os fatos do compartilhamento de conhecimentos e experiencias que pode muito bem ser feito de modo virtual.

Contudo a de se construir a relação anteriormente a consulta, ja compartilhando os exames, explicando o problema sempre relacionado ao exames apresentados e bucando, em conjunto nesta relação de                     confiança, a melhor estrategia ( o que fazer e porque fazer), planejamento (como fazer), e apos a gestão (como analisar a efetividade do tratamento e melhora-lo).

Diante dessa oportunidade que a telemedicina criou, oportuno saber como transformar um meio (tecnologia) em um fim (processos e pessoas) a partir do uso mais adequado do email, que da mais tempo de reflexão, analise e decisão, e posteriormente uma plataforma com qualidade de audio e video, com facilidades de troca de arquivos com analise compartilhada por medico e paciente, e feedbacks com uma conversa cara-a-cara com resultados ainda mais efetivos da consulta presencial, visto a construção da relação a partir de fatos ja compartilhados a priori, e com foco exclusivo na analise do que foi apresentado e soluções para o caso do paciente a partir inclusive de estudos comparativos, revisão de literatura sobre a doença, e decisao conjunta para o tratamento a ser seguido.

Em sintese, a telemedicina pode ser um mecanismo inovador se usado como compartilhamento de conhecimentos e experiencias, com respeito, honestidade e foco na efetividade, isto e, na avaliação do resultado tanto pelo medico como pelo paciente.

Por: Christian