Português (Brasil)

Dez postos de combustíveis são autuados em Fortaleza por aumento abusivo de preços

Dez postos de combustíveis são autuados em Fortaleza por aumento abusivo de preços

Compartilhe este conteúdo:

O Programa Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor (Decon) notificou 10 postos de combustíveis em Fortaleza por aumento abusivo de preço. A fiscalização ocorreu nesta sexta-feira (11) após denúncias de clientes. Os postos notificados ficam nos bairros Aldeota, Conjunto Ceará, Meireles e Praia do Futuro.
A Petrobras anunciou na quinta-feira (10) que a partir de sexta (11) o preço da gasolina ficaria 18,8% mais caro; e o do diesel, 24,9% de reajuste.
"Acontece que, antes mesmo da Petrobras divulgar o novo preço do barril de petróleo, muitos postos de combustíveis já estão repassando o aumento aos consumidores, antes mesmo de receberem o combustível com o preço reajustado. A prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor", afirmou o Dencon.
As empresas notificadas deverão apresentar, no prazo de 10 dias, notas fiscais que comprovem a compra e venda de combustíveis e cópia do Livro de Movimentação de Combustível (LMC).
Segundo o órgão, caso seja constatado uma elevação abusiva no valor do combustível, será registrado auto de infração com possível aplicação de multa.
"O Decon está atento e tomando as devidas providências com os postos nos quais foram identificados valores abusivos", ressalta o diretor de fiscalização do Decon, Pedro Ian Sarmento.
Irregularidades podem ser denunciadas pelo consumidor por meio do telefone do setor de Fiscalização do Decon (85 3452-4505), do site, ou ainda pessoalmente na sede do órgão: Rua Barão de Aratanha, 100, Centro de Fortaleza, das 8h às 14h.
Leia mais em nocariritem.com.br (link na bio @nocariritem)
 
Fonte: G1

Compartilhe este conteúdo: