Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida
Data de Publicação: 12 de abril de 2024 21:01:00 Lei que restringe o benefício foi sancionada com vetos
![]() |
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos a lei aprovada pelo Congresso para restringir a chamada “saidinha” dos presos em regime semiaberto, que têm o direito de cinco saídas anuais, incluindo para visita a familiares.
No último dia do prazo, Lula decidiu vetar o dispositivo que excluía a visita a familiares como um dos motivos para a saída temporária de presos. Também foi vetado o trecho que acabava com a possibilidade de saída para atividades de ressocialização.
Os vetos já haviam sido antecipados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em anúncio feito na quinta-feira (11). "Nós entendemos que a proibição de visita às famílias dos presos que já se encontram no regime semiaberto atenta contra valores fundamentais da Constituição, contra o princípio da dignidade da pessoa humana”, disse Lewandowski.
O conselho foi acatado por Lula. Outros pontos da nova lei, contudo, foram sancionados pelo presidente. Entre eles, o artigo que veda a saída temporária para os condenados por crimes hediondos e o que prevê o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica para quem usufrui do direito da saidinha.
Os vetos de Lula ainda podem ser derrubados pelo Congresso Nacional. O projeto de lei para restringir a saída de presos foi aprovado com margem ampla no Senado - 62 votos favoráveis e dois contrários. Na Câmara, o projeto foi aprovado com votação simbólica, sem registro individual dos votos, tamanho o consenso sobre a matéria.
Enquanto os vetos não são analisados por deputados e senadores, vale a lei da forma como foi sancionada pelo presidente. Com isso, os presos continuam a ter direito de visitar a família em feriados, em saídas temporárias de sete dias.
O direito às saídas temporárias existe desde 1984, quando foi sancionada a Lei de Execuções Penais. Em entrevista à Agência Brasil, especialistas do tema avaliam que a extinção da saidinha não se configura uma solução para queda na criminalidade.
Entenda como ficou a saída temporária de presos conforme a lei sancionada e publicada no Diário Oficial da União (DOU):
- Os presos no semiaberto mantêm o direito a cinco saídas anuais de sete dias, que podem ser utilizadas para:
- Visita a familiares, em especial em feriados, como Páscoa e Natal.
- Participação em atividades sociais (ressocialização).
- Freqüência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução;
- Os critérios a serem observados são: comportamento adequado na prisão; cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se o condenado for primário, e 1/4, se reincidente; e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.
- Ficam proibidas as saídas temporárias para presos no regime semiaberto que tenham cometido crimes hediondos ou com violência ou grave ameaça, como estupro ou homicídio.
- Passa a ser obrigatória a realização de exame criminológico para que o preso possa progredir do regime fechado para o semiaberto, e assim ter acesso ao direito às saidinhas.
- Os presos que progridem do regime semiaberto para o aberto devem ser obrigatoriamente monitorados eletronicamente, por meio de tornozeleiras eletrônicas.
- Conforme regras que já valiam antes, para ter direito ao benefício, o preso precisa obter autorização do juiz responsável por sua execução penal e parecer positivo do Ministério Público e da administração prisional. Por: Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos Saiba Mais +
Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro Saiba Mais +
Governo trabalhará em medidas para baratear principais alimentos da mesa dos brasileiros e sem queda artificial dos preços, diz Rui Costa
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Governo trabalhará em medidas para baratear principais alimentos da mesa dos brasileiros e sem queda artificial dos preços, diz Rui Costa Saiba Mais +
Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil Saiba Mais +
HABITAÇÃO: Mais de 4 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em 12 estados
Clique aqui e confira mais detalhes sobre HABITAÇÃO: Mais de 4 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em 12 estados Saiba Mais +
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro, de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8/1/2023.
Clique aqui e confira mais detalhes sobre O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro, de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8/1/2023. Saiba Mais +
Ministro de Lula está de 'aviso prévio' por insatisfação interna do governo
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Ministro de Lula está de 'aviso prévio' por insatisfação interna do governo Saiba Mais +
Lula relembra 'susto' ao saber que teria que fazer nova cirurgia e faz planos para 2025
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Lula relembra 'susto' ao saber que teria que fazer nova cirurgia e faz planos para 2025 Saiba Mais +
NASA detecta colisão de um jato de buraco negro com objeto desconhecido no espaço
Clique aqui e confira mais detalhes sobre NASA detecta colisão de um jato de buraco negro com objeto desconhecido no espaço Saiba Mais +