Português (Brasil)

Governador Elmano de Freitas participa de painel sobre políticas públicas no Expo Favela Ceará

Governador Elmano de Freitas participa de painel sobre políticas públicas no Expo Favela Ceará

Data de Publicação: 27 de outubro de 2023 16:10:00

Compartilhe este conteúdo:

O Centro de Eventos do Ceará recebe, nesta sexta-feira (27) e no próximo sábado (28), o Expo Favela Ceará, feira de inovação e empreendedorismo que promove o diálogo entre os trabalhos de startups e empreendedores de favelas com empresários de diversos setores. Na manhã desta sexta, o governador Elmano de Freitas participou de painel sobre políticas públicas. O momento também contou com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho; do presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé; o comunicador Luciano Huck; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou a importância de ter um evento desta magnitude em Fortaleza. “Acho muito importante receber um evento como esse. Por muito tempo se falou de periferia apenas no aspecto de violência, sem citar os diversos lados positivos. Com o Expofavela, jogamos luz em práticas positivas que temos nas periferias da nossa cidade e trocamos boas experiências com pessoas de diversos setores e locais”, disse.

A Expo Favela Innovation é uma realização da Favela Holding, produção da InFavela com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa). O evento acontece pela primeira vez no Ceará, após obter sucesso em vários pontos do Brasil.

Helder Barbalho ressaltou que a sustentabilidade é uma causa fundamental a ser abraçada pela sociedade para o futuro. “No Pará, incluímos na grande curricular infantil a educação ambiental, para que a criança se conscientize desde o início e também possa contribuir de maneira geral. O compromisso com o meio ambiente é decisivo, é um instrumento para cuidar das pessoas”, pontuou.

Preto Zezé salientou o sentimento de unidade que existe no Expo Favela, lembrando que tais parcerias só são possíveis por eventos como o deste final de semana. “Só temos a agradecer a todos esses parceiros que conseguiram realizar esse sonho possível. Na Expo Favela o nosso sentimento em comum é o da colaboração. É nosso desejo unir todos esses ecossistemas”, comentou.

Inovação sustentável

Ainda em 2016, o professor André Cardoso viu uma oportunidade de ensinar robótica para seus alunos mesmo com pouco recurso. Lotado à época na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, em Fortaleza, o educador reuniu alguns alunos e assim nasceu o projeto Robótica Sustentável. “Eu estava trabalhando no laboratório de ciências e daí criamos um centro de reciclagem. Com o que era apurado, aproveitamos para fazer robótica”, contou.

Com um instituto criado desde 2022, os pupilos do professor Cardoso seguem inovando até os dias de hoje. Com um stand no Expo Favela, as criações sustentáveis puderam ser expostas para empresários e para as autoridades presentes. “Ano passado tínhamos uma meta de recolher 5 toneladas e conseguimos 6. Neste ano, a meta eram 10 toneladas e já estamos com 12”, comemora.

Membro do instituto e ex-aluno no EEFM Dom Helder Câmara, Edcarlos da Cruz estava com uma das obras em mãos quando chamou a atenção da mesa do painel. O morador do bairro Jardim Guanabara, em Fortaleza, exibiu com orgulho a “Dinomãe”, criada com papelão, baterias usadas de computadores e motores reaproveitados de DVD. “O que fazemos é incrível. No instituto, recebemos também crianças carentes para repassar todos os ensinamentos. Lá elas também recebem alimentação e tudo de forma gratuita”, disse.

Com informação - Casa Civil

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Exibindo de 1 a 10 resultados (total: 61)