Português Italian English Spanish

Governo do Ceará perfurou mais de mil poços profundos em 2022

Governo do Ceará perfurou mais de mil poços profundos em 2022


Governo do Ceará perfurou mais de mil poços profundos em 2022

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e seus órgãos vinculados, possue uma sólida estrutura institucional de gestão e uma expressiva infraestrutura hídrica de açudes, poços, adutoras e eixos de integração entre as bacias hidrográficas, que permitiu o enfrentamento de grandes períodos de seca de forma resiliente. Essa diversificação da matriz hídrica fez com que nenhum município do estado entrasse em situação de colapso.

A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) perfurou 1.228 poços no ano de 2022, distribuídos em todas as regiões do Ceará. O número é o maior dos últimos quatro anos, ficando atrás apenas do ano de 2018, quando foram perfurados 1.977 poços. A medida tem garantido hoje o abastecimento de cidades inteiras com água subterrânea. Se o poço apresenta baixa vazão, instala-se chafariz. Não há água perdida. Para regiões onde a água subterrânea não é própria para consumo humano, a instalação de sistemas de dessalinização foi a saída adotada para evitar o desabastecimento.

De 2015 a 2022 foram perfurados, por meio da Sohidra, 10.882 poços profundos. O número representa mais de 64% de todos os poços perfurados pela Sohidra nos seus 30 anos de existência.

Cidades inteiras foram atendidas com poços profundos

Um só município – Boa Viagem, no Sertão de Canindé – já recebeu mais de 200 poços na busca pelo mínimo de vazão que garanta o abastecimento. Em Pedra Branca, em virtude das baixas vazões encontradas nos poços construídos, uma rede adensada de chafarizes foi montada na malha urbana, garantindo o abastecimento da cidade apenas com a água subterrânea.

Ascom SRH