Português (Brasil)

Há mais de um ano Gestão Zé Ailton Brasil mantém recurso da UPAA animal paralisado, e castra móvel abandonado

Há mais de um ano Gestão Zé Ailton Brasil mantém recurso da UPAA animal paralisado, e castra móvel abandonado

Por: Aline Maria 01/06/2023

Compartilhe este conteúdo:

A construção da Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA) Lessa foi iniciada em 10 de janeiro de 2022, e recebeu investimento municipal de R$ 380 mil. Com a promessa de entregar funcionando ainda em agosto do mesmo ano. Data essa que não foi cumprida pela gestão de Zé Ailton Brasil que alega entrave na licitação para adquirir os equipamentos.

No entanto, ainda em 2022 o deputado federal Célio Studart destinou R$ 200 mil reais, que está em contas da Prefeitura Municipal do Crato, na Caixa Econômica. Para a compra desses equipamentos, mas a gestão alega ser insuficiente para estruturar e adquirir todos os utensílios necessários, e aguarda uma licitação que foi aberta em 19 de abril, tipo menor preço. No espaço funcionará três consultórios, duas salas de repouso e recuperação pós-cirúrgica, um centro cirúrgico, uma sala de esterilização de material e expurgo, uma sala de Raio-X, uma sala de estoque de materiais, área de lazer animal, lavanderia e recepção.

Os moradores do Crato sentem a falta de uma tomada de atitudes firmes por parte dos vereadores cratenses, Gabriel Figueiredo e Mariângela Bandeira. Eles foram eleitos com a bandeira da “Causa Animal,”, contudo, suas manifestações não têm sido relevantes, são de pouca monta e sem importância durante as sessões na Câmara. Gabriel se diz de oposição da atual gestão, mas sua voz não ecoa e traz os efeitos desejados.  Já Mariângela Bandeira é uma vereadora alinhada ao prefeito Zé Ailton Brasil e sua fala é muito sutil e tímida quando se trata de cobrar o funcionamento da UPA animal e a atividade da “Castramóvel” que se encontra abandonado na garagem da Prefeitura Municipal há mais de um ano.

A reportagem desta Gazeta de Notícias a vereadora Mariângela disse que o carro Vetmóvel que foi adequirido com emenda do deputado federal André Figueiredo é um veículo para atuação itinerante com a finalidade clínica veterinária e castração de gatos e cachorros. Fala que esse veículo já era para está funcionando, mas a burocracia do Município vem inviabilizando, alega também que as licitações foram fracassadas ou desertadas por conta das últimas eleições que traziam instabilidade para o país, e que os fornecedores estavam inseguros quem ia ficar ou sair, no entanto não ficou claro para está reportagem suas justificativas, porque as eleições não eram municipais.

A licitação ainda não foi finalizada, mas a vereadora Mariângela afirma que a empresa ganhadora a qual vai administrar a UPAA será de Fortaleza ou Sobral, porque aqui na região do Cariri não tem profissionais e empresas capacitadas para que os equipamentos funcionem.   

Por: Gazeta de Notícias/Aline Maria
 

 

 

Compartilhe este conteúdo: