MPCE promove evento em alusão ao Setembro Amarelo
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promove, por meio do programa Vidas Preservadas, evento voltado ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O encontro será no próximo dia 20 de setembro, das 8h às 13h, na Praça do Ferreira, com atividades variadas, chamando atenção para a saúde mental e destacando a importância do fortalecimento dos fatores de proteção, relacionados à vida pessoal, profissional, social e financeira das pessoas.
A programação conta com auriculoterapia, exercícios de hipnose e de Constelação Familiar, Terapia Comunitária Integrativa, distribuição de panfletos e atendimento do Decon, além da atividade “Recados Amarelos”, que consiste em uma apresentação da campanha e distribuição de recados com frases de apoio.
Para a promotora Karine Leopécio, coordenadora do Programa, o evento é uma oportunidade de despertar nas pessoas a importância de olhar para si, identificar aquilo que traz prazer e, assim, fortalecer a saúde mental. Por outro lado, ela explica, também é importante identificar quando esse prazer já foi perdido e quando há um sofrimento psíquico, com necessidade de buscar ajuda profissional. Segundo a promotora, “a prevenção ao suicídio requer envolvimento social, tanto familiar e de amigos, quanto das instituições públicas e privadas. A prevenção ao suicídio deve ocorrer todos os dias, no primeiro sinal de adoecimento, e não apenas quando há a cronificação da depressão.”
O encontro é idealizado pelo MPCE e conta com o apoio do Sistema S (Fiec, Senai e Sesi), além da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos do Governo do Estado do Ceará e da M. Dias Branco.
Por: Assessoria de Imprensa/MPCE