Uma riqueza do Ceará para o Brasil. É desta forma que é vista a produção de sementes de milho no Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi. O perímetro que está sob a jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) fica localizado na Chapada do Apodi, nas terras do município cearense de Limoeiro do Norte. O local tem, atualmente, a maior produção de sementes de milho do Ceará e está entre as maiores do Nordeste.
Implantado pelo DNOCS e administrado pela Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (FAPIJA), o perímetro conta hoje com uma área produtiva e em franca expansão de 130 hectares. A área produz, por ano, mais de um milhão de quilos de sementes de milho.
De acordo com o gerente-executivo do Perímetro Jaguaribe-Apodi, Luiz Felipe Sousa, em 2022 foram produzidos 1.365.124,24 quilos de sementes de milho. “Esse é um número muito expressivo que vem alegrando os produtores da região. Pela potencialidade do Perímetro, cuja área irrigável é de 2.000 hectares, as condições de um rápido aumento na produção são inúmeras”, destaca Luiz Felipe.
A produção não fica somente em terras cearenses. Além de abastecer boa parte do Estado, as sementes de milho são vendidas também em todo o Nordeste brasileiro. O insumo chega a ser enviado, inclusive, para os estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção total de milho do Brasil na safra de 2022/23 deve alcançar 125,5 milhões de toneladas, 9,4% acima dos 114,7 milhões de toneladas produzidos na safra de 2021/22.
SAIBA MAIS:
Multifuncional, o milho possui diversos benefícios como alimento por ser rico em luteína e zeaxantina que atuam como substâncias antioxidantes e também compõem partes importantes do corpo humano.
Além de apresentar alto teor de fibras, o grão pode ser consumido de várias formas, facilitando sua inclusão à dieta por meio de saladas, bolos e pamonha, por exemplo. Vale ressaltar algumas vantagens do milho para a saúde:
1. Prevenção de doenças nos olhos.
2. Fortalecimento do sistema imunológico, o que evita doenças como a gripe e resfriado.
3. Ajuda no emagrecimento, já que possui fibras que aumentam a sensação de saciedade.
4. Reduz os níveis de colesterol, pois reúne fibras insolúveis que ajudam a diminuir a absorção da gordura presente nos alimentos.
5. Controla o açúcar no sangue, haja vista que tem fibras e vitaminas do complexo B e magnésio.
6. Dá energia, graças aos carboidratos.
7. Possui fibras que melhoram o fluxo intestinal.
8. Não contém glúten, podendo ser consumido por quem tem doença celíaca.
Fonte: site Tua Saúde