Português (Brasil)

Perímetro Irrigado do DNOCS produz mais de um milhão de quilos de sementes de milho por ano

Perímetro Irrigado do DNOCS produz mais de um milhão de quilos de sementes de milho por ano

Compartilhe este conteúdo:
 

3.jpg

 

Uma riqueza do Ceará para o Brasil. É desta forma que é vista a produção de sementes de milho no Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi. O perímetro que está sob a jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) fica localizado na Chapada do Apodi, nas terras do município cearense de Limoeiro do Norte. O local tem, atualmente, a maior produção de sementes de milho do Ceará e está entre as maiores do Nordeste.

Implantado pelo DNOCS e administrado pela Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (FAPIJA), o perímetro conta hoje com uma área produtiva e em franca expansão de 130 hectares. A área produz, por ano, mais de um milhão de quilos de sementes de milho.

  5.jpg                               
Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi/CE

De acordo com o gerente-executivo do Perímetro Jaguaribe-Apodi, Luiz Felipe Sousa, em 2022 foram produzidos 1.365.124,24 quilos de sementes de milho. “Esse é um número muito expressivo que vem alegrando os produtores da região. Pela potencialidade do Perímetro, cuja área irrigável é de 2.000 hectares, as condições de um rápido aumento na produção são inúmeras”, destaca Luiz Felipe.

A produção não fica somente em terras cearenses. Além de abastecer boa parte do Estado, as sementes de milho são vendidas também em todo o Nordeste brasileiro. O insumo chega a ser enviado, inclusive, para os estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará. 

4.jpg   1.jpg
   Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi/CE

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção total de milho do Brasil na safra de 2022/23 deve alcançar 125,5 milhões de toneladas, 9,4% acima dos 114,7 milhões de toneladas produzidos na safra de 2021/22. 

SAIBA MAIS:

Multifuncional, o milho possui diversos benefícios como alimento por ser rico em luteína e zeaxantina que atuam como substâncias antioxidantes e também compõem partes importantes do corpo humano.

Além de apresentar alto teor de fibras, o grão pode ser consumido de várias formas, facilitando sua inclusão à dieta por meio de saladas, bolos e pamonha, por exemplo. Vale ressaltar algumas vantagens do milho para a saúde:

milho2.jpg1. Prevenção de doenças nos olhos.

2. Fortalecimento do sistema imunológico, o que evita doenças como a gripe e resfriado.

3. Ajuda no emagrecimento, já que possui fibras que aumentam a sensação de saciedade.

4. Reduz os níveis de colesterol, pois reúne fibras insolúveis que ajudam a diminuir a absorção da gordura presente nos alimentos.

5. Controla o açúcar no sangue, haja vista que tem fibras e vitaminas do complexo B e magnésio.

6. Dá energia, graças aos carboidratos.

7. Possui fibras que melhoram o fluxo intestinal.

8. Não contém glúten, podendo ser consumido por quem tem doença celíaca.

Fonte: site Tua Saúde

 

Compartilhe este conteúdo: