Pesquisa sobre capacete Elmo será apresentada no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva
Estudo “Elmo Registry” será apresentado em Brasília por Betina Tomaz, fisioterapeuta integrante da equipe de desenvolvimento do aparelho
Dados de pesquisa sobre o capacete Elmo forão apresentados no XXVII Congresso de Medicina Intensiva (CBMI), em Brasília, nessa quinta-feira (10) até sábado (12). O evento, cujo tema “Cuidado intensivo centrado no paciente e na família”, ocorre após uma pausa de dois anos imposta pela pandemia de covid-19.
Serão mais de 260 palestrantes nacionais e internacionais, além de 11 atividades simultâneas ao longo dos três dias de programação. Dentre os convidados do congresso, estão profissionais de vários estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Itália, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Canadá e França.
“Elmo Registry”
A pesquisa Elmo Registry será apresentada na ocasião. O estudo avaliou fichas médicas de 1.570 pacientes internados em três unidades de saúde de Fortaleza, de novembro de 2020 a novembro de 2021. Duas delas são vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa): os hospitais Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e de Messejana (HM). O terceiro equipamento é da rede particular.
O trabalho foi coordenado pela fisioterapeuta Gabriela Carvalho e desenvolvido pela Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). “Nós temos seis coletadores, além de mim. É um estudo muito criterioso, pois estamos lidando com casos reais. Fazemos, inclusive, dupla checagem para entregar à sociedade informações consistentes”, afirma Carvalho.
A apresentação da pesquisa será feita pela fisioterapeuta integrante da equipe de desenvolvimento do capacete Elmo, Betina Tomaz, e pelo superintendente da ESP/CE e idealizador do dispositivo, Marcelo Alcantara – ele também vai mediar mesa redonda com o tema Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica.
“A pesquisa vem apresentando resultados espetaculares e precisamos destacar isso em um congresso desse nível”, explica Betina.
Resultado prévio do estudo divulgado no último dia 20 de outubro mostrou que 66% dos pacientes não foram intubados após uso do capacete.
Além do Elmo Registry, a profissional também divulgará outro estudo no evento sobre simulação virtual para o ensino de fisiologia respiratória.
Capacete Elmo
O Elmo foi criado em abril de 2020 a partir de uma força-tarefa público-privada entre ESP/CE, Sesa, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) – por meio do Senai Ceará –, Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec.
Por: Juliana Marques - Ascom ESP/CE Texto
Betina Tomaz/Arquivo pessoal Foto