Português Italian English Spanish

Porto do Pecém conquista 1º lugar em premiação do Ministério da Infraestrutura

Porto do Pecém conquista 1º lugar em premiação do Ministério da Infraestrutura


Um dos portos que mais crescem no Brasil e referência nacional em práticas ambientais, o terminal portuário do Pecém, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S/A), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Via Viva 2022, que é concedido anualmente pelo Ministério da Infraestrutura aos concessionários (ferrovias, rodovias, aeroportos e portos) mais bem avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ.

O resultado da premiação foi divulgado na noite desta terça-feira (22), durante a 6ª edição do Via Viva – Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, que acontece até hoje em Brasília. O porto cearense alcançou a primeira colocação na categoria Terminal de Uso Privado – TUP, que premiou os três melhores desempenhos ambientais entre os portos brasileiros.

“Esse prêmio é um reconhecimento ao árduo trabalho dos profissionais de meio-ambiente do nosso terminal portuário. Um time que não descansa um só minuto para executar diariamente as melhores e mais modernas práticas de cuidado com a fauna e a flora presentes em toda a área de influência do Porto do Pecém. A premiação aumenta nossa responsabilidade e nos dá a certeza que estamos fazendo o melhor para manter uma relação harmônica entre o equipamento e o meio-ambiente. Isso é sustentabilidade, por isso minha gratidão a todos os profissionais que fazem o terminal portuário do Pecém”, celebra Danilo Serpa – presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

A apuração dos vencedores do Prêmio Via Viva 2022 teve como base o resultado do IDA para o setor de infraestrutura de transportes. O Índice avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental, tendo como objetivo verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, devendo servir de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.

MAIS UM RECONHECIMENTO

A conquista do Prêmio Via Viva 2022 é mais um reconhecimento para o setor de meio-ambiente do Porto do Pecém, que no último dia 10 de novembro também conquistou o 1° lugar na categoria “Maior Índice Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A premiação tem como objetivo reconhecer as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, além de fomentar a produção técnico-científica.