Prefeitura inaugura Escola de Saberes Daniel Walker
Em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira, 8, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a Escola de Saberes Daniel Walker Almeida Marques, localizada na Praça Padre Cícero.
O espaço multidisciplinar é direcionado para o desenvolvimento de ações e atividades relacionadas à educação e aprendizagem.
Durante o evento, foi apresentado em cada ambiente, o projeto de como funcionará. O equipamento contará com biblioteca, sala multifuncional, varanda, gabinetes para estudo, sala de oficina literária para estimular a produção e publicação textual. A estrutura conta, ainda, com ambiente para pesquisa e planejamento de aulas e espaço para café. O acesso à internet será livre.
O gestor municipal, Glêdson Bezerra, discursou sobre a importância de um espaço dessa proporção, a fim de trazer para a população um equipamento histórico que será palco de muito conhecimento. "Não poderíamos ter pensado em um nome melhor. A história de Daniel Walker representa a beleza da transmissão de saberes, no sentido de compartilhar"
Muito emocionada, a viúva do homenageado, Teresa Neuma, agradeceu pelo reconhecimento: "É uma justa homenagem, pois Daniel, durante sua existência, se empenhou em divulgar a terra de Padre Cícero e propagar, por meio das suas inúmeras características, principalmente, pelo viés da Educação. Todos os trabalhos executados por ele foram realizados em prol do conhecimento", destacou Tereza.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, recebeu das mãos da viúva de Daniel, alguns exemplares de obras escritas por ele. O material ficará na Escola.
Com programação especial, houve a exposição "Caricaturas em papelão: ícones da cultura popular juazeirense", do artista Lúciom Caeiro. Além da Banda de Música, também houve apresentação de um cordel escrito pela secretária executiva de Educação, Ireneide Nascimento e declamado pelo professor Edival Dias.
A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, do chefe de Gabinete, Carlos Macêdo, secretários municipais, vereadores, familiares de José Viana, antigo proprietário do imóvel, além de gestores e professores da rede municipal de ensino.