Vereador Janu aponta novas denúncias sobre a gestão dos mercados públicos de Juazeiro do Norte
Data de Publicação: 20 de dezembro de 2023 19:04:00
O vereador Janu (Republicanos) apontou novas denúncias sobre a gestão dos mercados públicos de Juazeiro do Norte. Durante a sessão plenária dessa terça-feira (19), o parlamentar fez questionamentos sobre a aplicação dos recursos arrecadados pelos equipamentos, provenientes de pagamentos de taxas dos permissionários.
Em pronunciamento da tribuna da Casa, Janu disse que sua assessoria tem analisado os documentos apresentados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semasp). No balanço parcial feito por sua equipe, o parlamentar informou que já foram arrecadados quase R$ 2 milhões este ano. Janu, porém, questionou a destinação do recurso.
“Era para estar numa conta de fundo de mercado, mas não está. Esse dinheiro está sendo depositado em duas contas diferentes que ninguém conseguiu identificar de quem são e qual a finalidade. Era para estar sendo gerenciado pela Semasp, porque é um dinheiro que é para voltar aos mercados em benfeitorias nesses equipamentos”, afirmou.
Janu apontou, ainda, a situação de abandono nos mercados. Para o vereador, esse valor arrecadado deveria ser convertido em melhorias na infraestrutura e na manutenção dos equipamentos. Ele questionou, também, a divisão dos boxes, com permissionários com mais de 10, enquanto outras pessoas não conseguem sequer um espaço para vender.
“Daria para resolver as problemáticas mais graves. É muito dinheiro. Daria para trocar uma bacia sanitária, ajeitar uma luz, um forro. Coisa que hoje nos mercados tem essa problemática séria. Eu consegui identificar uma pessoa que tem 13 boxes num certo mercado de Juazeiro. Pessoas que tem cinco, pessoas que tem sete”, acrescentou.
O parlamentar solicitou também a suspensão imediata dos pagamentos dos permissionários até que sejam esclarecidas todas as denúncias. “Pedi que a Casa tome providência, peça a suspensão dos pagamentos dos tributos dos permissionários até que venha uma justificativa pra gente saber o que está e onde está esse dinheiro e como vai ser usado e quando vai começar a ser usado”.
Foto : Lucas Vieira