Português (Brasil)

Inelegibilidade: Ex-prefeito de Potengi Titico lança pré-candidatura apesar de estar inelegível

Inelegibilidade: Ex-prefeito de Potengi Titico lança pré-candidatura apesar de estar inelegível

Data de Publicação: 11 de setembro de 2023 15:31:00

Compartilhe este conteúdo:

 
 
 

o ex-prefeito de Potengi Francisco Luiz Rodrigues Mendes de Souza  - Titico - tem uma história controversa em relação às eleições passadas e enfrenta problemas judiciais O ex-prefeito i, conhecido como Titico, gravou um vídeo nas redes sociais e anunciou a intenção de concorrer novamente ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. Contudo, essa notícia não é tão simples assim, pois Titico tem uma história controversa em relação às eleições passadas e enfrenta problemas judiciais.

Titico já ocupou a cadeira de prefeito de Potengi e tenta se reinserir na vida política do município, após uma condenação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) relacionada à rejeição da prestação de contas celebrado entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o município de Potengi para a implantação de sistema de esgotamento sanitário. Em 2016, o TCU julgou as contas de Titico como irregulares, condenando-o em débito e aplicando-lhe uma multa. Diante dessa decisão, o ex-prefeito interpôs recurso de reconsideração, que foi posteriormente negado pelo TCU, confirmando a condenação. Os embargos de declaração apresentados por Titico alegam dois vícios de omissão na decisão do TCU, mas a validade desses argumentos permanece a ser analisada pelo tribunal.

A Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados, como é o caso do TCU. Além disso, é importante recordar que Titico tem um histórico de surpreender a população de Potengi em relação às suas candidaturas. Em 2012, ele anunciou ser pré-candidato e, de última hora, indicou seu pai, Seu Beto, para concorrer no seu lugar devido a problemas de inelegibilidade. Em 2016, Titico novamente gerou surpresa ao anunciar sua candidatura e, nos momentos finais da campanha, substituiu-se por sua esposa, Alisandra Gomes! A decisão final sobre sua candidatura caberá à Justiça Eleitoral e à análise da situação judicial do ex-prefeito.

Por: Redação Caririensi

 

Compartilhe este conteúdo: