Presidente da Alece Evandro Leitão dota o Crato com uma unidade do Ciadi - Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil
Data de Publicação: 9 de novembro de 2023 22:33:00
O deputado Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo solicitação de vereador Tiago Esmeraldo, vai dotar a cidade do Crato de uma unidade do Ciadi - Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil, coordenado pela primeira dama da Assembleia Legislativa do Ceará, Cristiane Leitão, que tem como objetivo prestar atendimento voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e com síndrome de down. Oferecendo assistência especializada, segura, de qualidade, humanizada, visando à inclusão, desenvolvimento e reabilitação.
A Unidade será instalada no antigo prédio do Posto de Saúde Teodorico Teles. O Ciadi foi criado em 2021 pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Evandro Leitão, e desde quando o projeto foi implantado, o presidente Evandro traz consigo o desejo de expandir essa importante projeto para outros municípios cearenses. E a partir da solicitação do vereador cratense Thiago Esmeraldo que foi conhecer o trabalho desenvolvido no Ciadi em Fortaleza, e resolveu lutar para trazer para o município do Crato uma dessa unidade. De pronto Evandro viu ser essa a oportunidade começar a interiorizar as unidades do Ciadi. “Queremos já, até o meado de 2024, estar com o equipamento do Crato em pleno funcionamento, atendendo as demandas dos mais vulneráveis, afirma Evandro Leitão.”
O prédio foi cedido pelo Município do Crato para ali ser implantada a unidade do Ciadi, e no mesmo prédio funcionar um escritório do projeto Frei Tito, que prestará assistência aos direitos humanos e causas sociais na região do Cariri.
O presidente Evandro Leitão e sua esposa Cristiane estiveram visitando o prédio cedido, na companhia do vereador Tiago Esmeraldo, o prefeito Zé Ailton e secretários municipais. O Centro de Atendimento em transtorno do espectro autista atenderá crianças de 2 a 12 anos, adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e crianças de 2 a 7 anos com Síndrome de Down. O equipamento irá contar com uma equipe multiprofissional, assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras infantis, pediatras, neuropediatras infantis, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicopedagogas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e musicoterapeutas. O Centro irá oferecer assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes atendidos, tendo uma inserção mais eficiente na vida social e exercendo sua cidadania.