Câmara de Juazeiro do Norte realiza primeira sessão ordinária sob novo regimento e reforça compromisso com o trabalho legislativo
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (13), no Plenário Dra. Yanny Brena, a primeira sessão ordinária sob a vigência do novo regimento da Casa. No Pequeno Expediente, os vereadores abordaram pautas relevantes para a população. O vereador Vandinho Pereira (PP) destacou a necessidade de discutir a situação do Previjuno, visando garantir direitos aos servidores municipais. Já o vereador Vinicius Duarte (PSD) chamou a atenção para a dificuldade enfrentada por crianças alérgicas ao leite de vaca, que não estão recebendo o leite especial devido à falta de transporte do produto de Fortaleza para Juazeiro do Norte.
Na Ordem do Dia, foi apreciado e aprovado, por unanimidade, o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo para a doação de um terreno ao Governo do Estado do Ceará, destinado à construção de uma escola profissionalizante de ensino médio em tempo integral. Também foi apresentado o projeto de autoria do Executivo que propõe reajuste salarial de 6,27% para os servidores da Educação do município.
Durante os requerimentos verbais, parlamentares solicitaram melhorias em diversas áreas. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) pediu reparos na infraestrutura da Rua Possidônio Bem, no bairro Salesianos. O vereador Alexandre Sobreira (DC) solicitou a criação de uma sala de atendimento para pacientes com fibromialgia e doenças reumatológicas. A vereadora Rita Monteiro (PSB) pediu, em caráter de urgência, a contratação de profissionais cuidadores e de Educação Terapêutica Inclusiva (ETI) para apoio nas atividades escolares.
No Grande Expediente, representantes da Associação dos Permissionários do Terminal Metropolitano usaram a tribuna para relatar problemas enfrentados na Alameda Juazeiro, como oscilações de energia, falta de segurança e necessidade de revitalização do espaço. Em seguida, membros do Grupo Rosas do Cariri e do Instituto Amor em Mechas solicitaram apoio dos parlamentares para questões de saúde, especialmente no atendimento a pacientes com câncer. Os vereadores se comprometeram a buscar soluções junto ao poder público municipal e estadual para os problemas apresentados.
Ao longo das falas dos vereadores, Capitão Vieira (MDB) ressaltou a importância da reunião realizada na manhã desta quinta-feira na Secretaria de Educação, abordando demandas da pasta, que foram pautas nas sessões anteriores da Câmara Municipal. A vereadora Professora PG (Podemos) destacou a necessidade de regulamentação para os cemitérios do Socorro e São João Batista e que realizará essa solicitação ao Poder Executivo. Já o vereador Alexandre Sobreira (DC) pontuou a necessidade de melhorias estruturais para o bom funcionamento dos PSFs 16 e 43, no bairro Frei Damião.
Para encerrar essa primeira sessão ordinária sob o novo regimento, foram apresentados os requerimentos escritos dos parlamentares. A sessão reforçou mais uma vez o compromisso da Câmara Municipal em atuar para melhorar o trabalho legislativo da Casa e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da população de Juazeiro do Norte.