Cenipa já está com caixas-pretas da aeronave que caiu no interior de SP
Data de Publicação: 9 de agosto de 2024 21:22:00
![]() |
Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já conseguiram achar os gravadores de dados e de voz da aeronave que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados.
Segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, são dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, que grava as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas como velocidade da aeronave, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado.
“Isso é importante para a investigação, para gente conseguir reconstruir o acidente, de forma a entender aquela ocorrência para entregar a prevenção de acidentes e a segurança de transporte para a sociedade”, explicou.
Ele informou que os dados serão analisados com a maior celeridade possível, mas a investigação vai depender do estado em que os equipamentos foram encontrados.
“Depende do grau de destruição dos gravadores. Nós temos capacidade de fazer a extração estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Porventura, teremos que levar para o fabricante dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande necessidade de descobrir o que aconteceu. Não consigo dizer agora com quanto tempo isso irá acontecer”, informou Moreno.
Atualmente, existem dois laboratórios no Hemisfério Sul com capacidade de analisar as caixas pretas, um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília.
O Cenipa não adiantou quais seriam as causas do acidente. Moreno informou que todas as informações sobre o voo serão analisadas para a elaboração do relatório final sobre o acidente.
“Tudo é muito importante para a nossa informação. A nossa investigação é integrativa e envolve fatores humanos, operacionais e materiais. Todas as informações, sejam elas de controle aéreo, de meteorologia, tudo será coletado na primeira fase para posterior análise dos dados”, disse.
Acidente aéreo
A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, caiu enquanto fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP). A queda ocorreu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e deixou 61 mortos (passageiros e tripulantes).
Por: Sabrina Craide/Agência Brasil

Fumaça preta: cardeais ainda não escolheram papa
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Fumaça preta: cardeais ainda não escolheram papa Saiba Mais +
Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano Saiba Mais +
O legado do Papa Francisco para a Igreja Católica e o mundo
Clique aqui e confira mais detalhes sobre O legado do Papa Francisco para a Igreja Católica e o mundo Saiba Mais +
Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe Saiba Mais +
Trump ameaça China com tarifas adicionais de 50% após Pequim retaliar
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Trump ameaça China com tarifas adicionais de 50% após Pequim retaliar Saiba Mais +
Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos Saiba Mais +
Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro Saiba Mais +
Governo trabalhará em medidas para baratear principais alimentos da mesa dos brasileiros e sem queda artificial dos preços, diz Rui Costa
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Governo trabalhará em medidas para baratear principais alimentos da mesa dos brasileiros e sem queda artificial dos preços, diz Rui Costa Saiba Mais +
Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil Saiba Mais +