Português (Brasil)

Centro Cultural do Cariri está realizando a Mostra Interseções – Skate, Arte e Vida, confira as atividades

Centro Cultural do Cariri está realizando a Mostra Interseções – Skate, Arte e Vida, confira as atividades

Data de Publicação: 31 de agosto de 2023 18:15:00

Compartilhe este conteúdo:

A programação é gratuita e acontece até o próximo domingo, 3 de setembro. Encerrando as atividades, contará com a 2ª Etapa do Circuito Cearense de Skate

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, está realizando, desde o dia 23 de agosto, a Mostra Interseções – Skate, Arte e Vida. A programação é gratuita e se encerra no próximo domingo (3), com a 2ª Etapa do Circuito Cearense de Skate, das 10h às 20h, na Pista de Skate do Centro Cultural.

No dia 31 de agosto, às 17h, Chuchu Kamei, Mariana Medeiros e Patty Pires exibirão o filme “Se eu botar o skate na cabeça eu viro chão”, na Pista de Skate do Centro Cultural. A obra trata de questões de gênero e reúne representantes da comunidade a fim de provocar reflexões e desconstruir os estereótipos em torno da temática. Além disso, as participantes também integrarão a roda de conversa “Skate não tem gênero”, mediada pelo Coletivo Transmasculine. A programação acontece em seguida, às 18h, no mesmo espaço.

Gabriel Campos, gerente de Ação Cultural do Centro Cultural do Cariri afirma que: “As ações formativas e de fruição da Mostra, ao longo desses dez dias de programação, têm o objetivo de aproximar a população caririense à cultura do skate, promovendo oportunidades por meio de ações relacionadas a outras áreas do conhecimento, expressões artísticas e discutindo temas pertinentes à nossa sociedade como um todo”.

A estrutura do Centro Cultural dispõe de uma área de aproximadamente 1800 m² voltada para a prática de skate. Atualmente, se configura como a maior e mais moderna pista de skate do interior do estado do Ceará. “Temos um espaço para pensar a cidade, a região do Cariri – seus usos – a mobilidade e o meio ambiente, a partir do ponto de vista de quem vive a cultura skate”, completa Gabriel.

Logo mais às 18h30, na Pista de Skate do Centro Cultural, o Coletivo Lamento INK exibe de forma inédita, o resultado de dois anos de filmagens para produção da primeira videopart de skate de Anderson Monte. Com imagens captadas nos estados do Ceará, Alagoas, Sergipe e São Paulo, “Monte de Manobras” propõe uma visão alternativa às narrativas predominantes nos vídeos de skate da atualidade, pensando a prática em sua relação com arte. Finalizando a programação da sexta (01), a Banda Tiro Certeiro apresenta show musical no Parque, às 19h.

2ª Etapa do Circuito Cearense de Skate

Durante os dias 02 e 03 de setembro acontece a 2° Etapa do Circuito Cearense de Skate, que promete trazer um grande número de atletas de outras regiões do Ceará e do nordeste. O evento é uma realização do Centro Cultural do Cariri em parceria com a Federação Cearense de Skateboard – FESK, entidade filiada à Confederação Brasileira de Skate – CBSK e contará com competições nas categorias mirim, iniciante, feminino, master e amador. As inscrições são gratuitas para atletas da região do Cariri e R$30 para atletas de outras regiões.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil m2, constituído de espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processo de estruturação.

Atualmente, está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skate, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Onde estamos localizados: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

Confira a programação completa

Nome da atividade: Exibição filme “Se eu botar o skate na cabeça eu viro chão”

Data: 31 de agosto

Artista/Grupo: Clara Nunes (Direção)

Local: Pista de Skate, Centro Cultural do Cariri – piso 0

Horário: 17h30

Nome da atividade: Diálogos Transversais | Skate Não tem Gênero

Data: 31 de agosto

Convidadas: Chuchu Kamei, Mariana Medeiros e Patty Pires

Mediação: Representante Coletivo Transmasculine
Local: Pista de Skate, Centro Cultural do Cariri – piso 0

Horário: 18h

Carga Horária: 2h

Nome da atividade: Vivência Live Grafitti

Data: 01 de setembro

Facilitador: Magnus Grafitti

Local: Parque

Horário: 16h

Nome da atividade: Apresentação DJ

Data: 01 de setembro

Artista/Grupo: DJ Sthefany

Local: Parque

Horário: 17h

Nome da atividade: Distribuição de Zine – Saber Voar

Data: 01 de setembro

Artista/Grupo: Maurício Pokémon

Local: Parque, Centro Cultural do Cariri – piso 0

Horário: 17h

Nome da atividade: Desfile Lamento as Roupas Velhas

Data: 01 de setembro

Artista/Grupo: Workshop Coletivo Lamento INK.

Local: Pista de Skate

Horário:18h

Nome da atividade: Exibição filmes | Workshop FilosofiaLamento e Premiere Video “Monte de Manobras – Anderson Monte”

Data: 01 de setembro

Artista/Grupo: Coletivo Lamento INK.

Local: Pista de Skate, Centro Cultural do Cariri – piso 0

Horário:18h30

Nome da atividade: Show Musical com Banda Tiro Certeiro

Data: 01 de setembro

Local: Parque

Hora: 19h

Nome da atividade: Apresentação do Grupo de Tradição “Bacamarteiros da Paz”

Data: 02 de setembro

Local: Parque

Hora: 17h

Nome da atividade: 2° Etapa do Circuito Cearense de Skate

Data: 02 e 03 de Setembro

Local: Pista de Skate, Centro Cultural do Cariri – piso 0

Horário: 10h às 20h

Nome da atividade: DJ Easy Edy

Data: 02 e 03 de setembro

Local: Parque

Hora: 15h às 20h

Por: Comunicação Centro Cultural do Cariri

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Exibindo de 1 a 10 resultados (total: 61)