 |
Uma equipe do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NEMA/UNIVASF) será recebida nesta sexta-feira, 21, às 11h, no Viveiro Municipal de Mudas do Crato. O objetivo da visita é participar de um intercâmbio e realizar doações de sementes de espécies nativas da caatinga, que serão cultivadas no local. Essa ação é uma continuidade de uma iniciativa do ano passado, quando quase 90 mil sementes foram doadas.
A equipe será recebida por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, além do prefeito André Barreto Esmeraldo. O Crato faz parte da área de atuação da Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), uma iniciativa do NEMA/UNIVASF, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional. O projeto abrange 151 municípios nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O programa visa auxiliar nos esforços de compensação ambiental relacionados ao licenciamento ambiental do PISF e fortalecer a cadeia produtiva de mudas nativas na região, além de apoiar a pesquisa científica. Como contrapartida, parte das mudas produzidas será devolvida ao NEMA para plantio em áreas degradadas, enquanto o excedente ficará disponível para as atividades ambientais do município.
O Viveiro do Crato, administrado pela Prefeitura Municipal há 24 anos, distribui mudas gratuitamente à população, mediante cadastro na Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima. As sementes para a produção de mudas incluem espécies nativas da Caatinga, como angico, aroeira-do-sertão, mororó, catingueira, ipê-roxo, pinhão, jurema-preta, imbiratanha, saboneteira, juazeiro, baraúna, canafístula e caraibeira.