Português (Brasil)

Crato recebe novas doações de sementes nativas da caatinga para produção de mudas no Viveiro Municipal

Crato recebe novas doações de sementes nativas da caatinga para produção de mudas no Viveiro Municipal

Compartilhe este conteúdo:

Uma equipe do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NEMA/UNIVASF) será recebida nesta sexta-feira, 21, às 11h, no Viveiro Municipal de Mudas do Crato. O objetivo da visita é participar de um intercâmbio e realizar doações de sementes de espécies nativas da caatinga, que serão cultivadas no local. Essa ação é uma continuidade de uma iniciativa do ano passado, quando quase 90 mil sementes foram doadas.

A equipe será recebida por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, além do prefeito André Barreto Esmeraldo. O Crato faz parte da área de atuação da Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), uma iniciativa do NEMA/UNIVASF, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional. O projeto abrange 151 municípios nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O programa visa auxiliar nos esforços de compensação ambiental relacionados ao licenciamento ambiental do PISF e fortalecer a cadeia produtiva de mudas nativas na região, além de apoiar a pesquisa científica. Como contrapartida, parte das mudas produzidas será devolvida ao NEMA para plantio em áreas degradadas, enquanto o excedente ficará disponível para as atividades ambientais do município.

O Viveiro do Crato, administrado pela Prefeitura Municipal há 24 anos, distribui mudas gratuitamente à população, mediante cadastro na Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima. As sementes para a produção de mudas incluem espécies nativas da Caatinga, como angico, aroeira-do-sertão, mororó, catingueira, ipê-roxo, pinhão, jurema-preta, imbiratanha, saboneteira, juazeiro, baraúna, canafístula e caraibeira.
 

Compartilhe este conteúdo: