Português (Brasil)

Governador Elmano defende fortalecimento do Pacto Federativo como forma de melhorar condições de vida dos cearenses

Governador Elmano defende fortalecimento do Pacto Federativo como forma de melhorar condições de vida dos cearenses

Data de Publicação: 18 de junho de 2024 09:32:00

Compartilhe este conteúdo:

O governador participou da abertura do Seminário de Gestores Públicos Prefeitos – Ceará 2024, no Centro de Eventos do Ceará

O governador Elmano de Freitas defendeu, durante abertura da 12ª Edição do Seminário de Gestores Públicos e Prefeitos – Ceará 2024, nesta segunda-feira (17), o fortalecimento do Pacto Federativo entre os governos Federal, Estadual e municipais para melhorar a qualidade de vida da população do Ceará.“Temos que dar as mãos”, afirmou o governador, observando que assim será possível garantir os recursos necessários para dar esse salto na vida dos cearenses.

“Nós do Ceará temos, cada vez mais, o reconhecimento do país, de lá de fora. O importante é que nós tenhamos maturidade para poder dizer que esse estado vai ter infraestrutura, vai ter tecnologia, vai ter energia, já tem a melhor escola no Brasil e vai ter ainda mais, vai ter o emprego que os nossos pais não tiveram, que os nossos avós não tiveram. E nós vamos continuar sendo a terra da luz, que libertou os escravos da escravidão no Ceará, mas também precisamos ser libertos da fome e ser o estado do sonho, do crescimento, da educação de qualidade e de oportunidade para todos”, argumentou.

O governador enalteceu a realização do evento, destacando os principais temas que estarão em pauta durante a programação, como a digitalização da administração pública. Mas ponderou que “isso tudo é meio, porque o elemento central é melhorar a vida das pessoas”.

 

Ao fazer uma panorâmica das principais ações do governo, afirmou que pretende “ampliar cada vez mais a parceria com os municípios”, para melhorar, por exemplo, o grau de eficiência da atenção básica da saúde no Estado. E acrescentou: “nós aumentamos a resolutividade da atenção primária no Ceará”. Anunciou que o Estado já conta com recursos garantidos para um plano de oncologia para todo o estado e aproveitou para “agradecer à bancada federal do Ceará, que contribuirá com uma grande parte dos recursos, para fazermos isso”.

Elmano também convocou as prefeituras para, “de mãos dadas com o governo”, mobilizarem as pessoas do interior do estado a ser produtoras de energia solar, a partir de projetos financiados pelo Estado, BNB e Governo Federal, considerando que o Governo Estadual já compra R$ 176 milhões/ano de energia solar e quer, cada vez mais, ampliar esse investimento.

 

Durante o evento, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Gestão ( Seplag) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE); a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), representada pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) com vistas à capacitação e treinamento de servidores municipais de todas as prefeituras cearenses. As iniciativas serão desenvolvidas nas infraestruturas físicas e nas plataformas digitais dos órgãos envolvidos.

 

Compartilhe este conteúdo: