Câmara de Juazeiro do Norte retoma trabalhos para o 2º semestre com aprovação de matérias importantes e denúncias de comerciantes
01/08/2023
Foto: Lucas Vieira |
Após o recesso de meio de ano, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte retomou as sessões ordinárias nesta terça-feira (1º). Conduzida pelo presidente Capitão Vieira Neto, a sessão de abertura do segundo semestre de 2023 contou com a presença do vice-prefeito Giovanni Sampaio, que representou o Poder Executivo.
“Uma sessão proveitosa, de vários requerimentos apresentados. Contamos com a participação de quase todos os vereadores. Tivemos também a participação do vice-prefeito, que veio prestigiar o Poder Legislativo, e ao mesmo tempo para confraternizar e conversar com os vereadores”, disse o presidente.
Giovanni, por sua vez, destacou a importância de construir uma relação harmoniosa entre os poderes. “Nós temos que estar interagindo com o Poder Legislativo, que é um dos poderes mais representativos da sociedade. Ninguém faz nada sozinho, por isso, é sempre importante ter essa parceria com o Poder Legislativo”, disse o vice-prefeito.
Na Ordem do Dia, duas mensagens do Executivo foram aprovadas. A primeira (PLOE 19/2023) dispõe sobre o programa de recuperação fiscal (Refis) para inscritos na dívida ativa do município. A segunda (PLOE 24/2023) autoriza a doação de imóvel para construção de uma unidade de prevenção ao câncer em Juazeiro do Norte.
“Queríamos ter aprovado [o Refis] no primeiro semestre, mas o projeto chegou de forma tardia na Câmara. Aprovamos também a doação do terreno para que a Fundação Pio XII possa se instalar aqui e realizar um trabalho de forma gratuita na prevenção ao câncer. Iremos encaminhar amanhã para sanção do prefeito”, disse o presidente.
Grande Expediente
No Grande Expediente, o comerciante Genilson Callou fez uso da Tribuna da Casa para reivindicar a reabertura do acesso à Rua São Pedro pela Avenida Castelo Branco. Segundo ele, a substituição desse acesso por uma rotatória instalada mais à frente tem diminuído o tráfego no trecho acima da linha férrea, resultando em prejuízos para os comerciantes.
“Estamos prejudicados com esse fechamento. Nossas vendas caíram em torno de 40%. Já tentamos em quatro reuniões, uma com o prefeito e três com o Demutran, e nada foi resolvido”, lamentou Genilson Callou.
Após a explanação do comerciante, o presidente Capitão Vieira autorizou que a Procuradoria da Câmara oficie, em forma de convite, o diretor do Demutran, coronel Adailton da Silva, para uma reunião na próxima terça-feira (8), às 10h, no Gabinete da Presidência, para discutir medidas que solucionem o problema.
“É uma relação muito grande de prédios e comerciantes que estão prejudicados por essa rotatória que foi mal projetada. Já fizemos o ofício para ele possa comparecer trazendo sua equipe de engenharia de tráfego, para que a gente discuta isso e atenda o apelo desses comerciantes”, reforçou Capitão Vieira.