Português (Brasil)

Mais de 900 na redação do Enem: conheça um dos exemplos de trabalho na rede estadual cearense

Mais de 900 na redação do Enem: conheça um dos exemplos de trabalho na rede estadual cearense

Data de Publicação: 15 de janeiro de 2025 18:15:00

Compartilhe este conteúdo:

Foto: Arquivo Pessoal

Estratégias da rede estadual aprimoram aprendizagem em Português e apoiam estudantes na preparação para o Enem

A dedicação de professores e alunos da rede pública do Ceará tem somado, ano após ano, bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2024 não foi diferente. Na redação, por exemplo, 633 estudantes da rede estadual conquistaram notas superiores a 950 pontos – a nota máxima é de mil pontos. Por trás de cada nota há histórias de vida, sonhos construídos coletivamente e muita preparação.

Na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, no Litoral Norte, 80% dos inscritos no Enem – 140 estudantes – obtiveram nota acima de 900 na redação. Outro exemplo é a EEEP Doutor Salomão Alves de Moura, localizada em Aracoiaba, no Maciço de Baturité. Cerca de 46 estudantes da instituição também alcançaram notas acima de 900 pontos na redação.

No Ceará, cada vez mais jovens de escolas públicas ingressam no Ensino Superior. Em 2023, foram 22.531 estudantes aprovados em universidades públicas e privadas. O recorde anterior de aprovados tinha sido 21.217, em 2019.

“É com grande alegria que acolhemos esses resultados, fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos, por uma equipe comprometida com a qualidade da escola pública cearense e, principalmente, por estudantes que não medem esforços para sempre aprenderem mais e mais”, acrescenta a diretora.

Para chegar bem no Enem

O planejamento liderado pela Seduc incentiva que a preparação na rede estadual para o Enem seja iniciada ainda na 1ª série do Ensino Médio, para que os estudantes estejam acostumados a vivenciar os períodos e desafios que marcam a aplicação do Exame, que ocorre em dois dias. Na reta final, a Seduc promove o Enem Chego Junto, Chego Bem. A iniciativa mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Enem é composto por provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

 

Compartilhe este conteúdo: