Português (Brasil)

Passando pelo Ceará nesta sexta-feira (02), o presidente Lula sanciona projetos conectados à transição energética

Passando pelo Ceará nesta sexta-feira (02), o presidente Lula sanciona projetos conectados à transição energética

Data de Publicação: 31 de julho de 2024 21:40:00

Compartilhe este conteúdo:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na próxima sexta-feira, 2 de agosto, a partir das 12h, da cerimônia de sanção dos projetos de lei nº 858/2024 e nº 2308/2023. O evento será no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Os textos tratam de temas conectados à transição energética, com a instituição do marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, à criação de um Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e a investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina.

A transição energética é uma oportunidade para o Brasil se transformar no celeiro do mundo em produção de energia renovável. O Brasil já é o país que mais tem energia renovável. Da energia elétrica, 87% é renovável. E do restante da energia se soma 50%.

O objetivo da transição energética é a descarbonização, ou seja, substituir as fontes de energia provenientes de carbono, por fontes de energias renováveis, como solar (sol), eólica (vento) e hídrica (água). A transição energética diz respeito a todo tipo de energia, não apenas a elétrica

O Brasil já investiu US$ 34,8 bilhões em transição energética em 2023, o que abrange iniciativas em energia renovável, captura de carbono, hidrogênio verde e veículos elétricos. Os dados são de relatório da BloombergNEF's Energy Transition Investment Trends 2024, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Compartilhe este conteúdo: