A professora Almina Arraes chega aos 100 anos e é agracidada com a Comenda Irineu Pinheiro do Instituto Cultural do Cariri
Data de Publicação: 3 de agosto de 2024 12:44:00 Por: jornalista Luiz José Teles
A professora Almina Arraes de Alencar Pinheiro completou, nesse 3 de agosto de 2024, cem anos de uma profícua e proveitosa existência, onde soube sobrelevar sua vida sendo útil às pessoas e dando sentido ao seu dia a dia.
Uma nobre senhora da estirpe dos Alencar Araripe, famílias guerreiras como foi Bábara de Alencar e seus filhos, nobre como Antônio de Alencar Araripe, entre outros que brilharam Brasil a fora.
A professora Almina construiu um legado para a família, filhos, netos, bisnetos e para o povo de sua cidade a quem ensinou desde a formação escolar, as artes e ofícios, principalmente impulsionando atividades comerciais.
Casada com Cesar Pinheiro Teles (hoje in memoriam), de onde deste enlace nasceram os filhos: Maria Edite, Joaquim, José Almino, Maria Amélia, Maria Benigna e Antônio Cesar.
Almina Arraes tem relacionado entre seus irmãos o ex-governador de Pernambuco (in memoriam) Miguel Arraes de Alencar e (também in memoriam) a ex-Reitora da URCA Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.
Na oportunidade das comemorações o Instituto Cultural do Cariri outorgou a professora Almina Arraes a comenda Irineu Pinheiro que simboliza os méritos de pessoas de significativa importância e que desenvolveram relevantes missões na preservação da cultura e das artes.
O presidente José Flávio Vieira saudou a outorganda e disse que a comenda Irineu Pinheiro foi concedida por unanimidade entre os diretores e membros do Instituto Culturaldo Cariri.